sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Bola fora

Acho errado escrever sobre um tema que não se tenha conhecimento. Por mais que o texto pareça bobo ou o assunto fútil, nem que seja uma pesquisinha pelo Google ou uma conversa com o amigo do lado sempre são válidas.

Pois bem, dia desses dando uma olhadinha rápida na amada e poderosa Vogue (Dez./09)dou de cara com uma matéria sobre tennis. Até ai tudo bem: diagramação padrão, foto editorial linda. Mas o azar foi ler a matéria. Fiquei triste, confesso.

É só clicar que amplia!!!

Não sou dona da verdade, nem quero gongar a jornalista "Voguete" que diz amar o esporte mas três "pequenos" detalhes me chamaram a atenção:

1. Roland Garros dita o dress code do tennis.
Não concordo. Com a constante troca de modelitos em grandes torneios (ou cores no caso da Adidas) a afirmação é furada. Roland Garros dita a moda assim como o Aussie, Wimbledon e o US Open. Sem contar o Masters, Miami...

2. A carreira de Anna Kournikova nunca decolou.
Ela não foi número 1 em simples, mas figurou no top 10 da WTA como a oitava melhor tenista em 2000. Em duplas chegou ao número 1 e ganhou junto a Martina Hingis o Australian Open.
Conta pra mim, que tenista brasileira atual chegou perto do ranking da russa? Sinceramente, acho injusta tal afirmação.

3. (E a pior delas) A recém-aposentada Sérvia.
OMG, aqui a falta de informação reinou. Sim, Ana Ivanovic se afastou no final da temporada para retornar em 2010, como cita a nota abaixo, de setembro/09:
"Vou deixar o mundo de tênis por um tempo para depois voltar às vitórias" Ivanovic perde para ucraniana e tira férias A tenista sérvia Ana Ivanovic, ex-número um do ranking mundial, decidiu abandonar o esporte temporariamente para recuperar forças, informou nesta quinta o site de notícias sérvio "Pressonline". A musa tomou a decisão após ser eliminada por uma rival teoricamente inferior..."
Após esse afastamento, talvez por pressão de patrocinadores, Ana ainda voltou a disputar um torneio antes de abandonar de vez a temporada.

Deixo a pergunta no ar: se a revista foi publicada em dezembro, mesmo com a matéria escrita em outubro, por exemplo, daria ou não tempo para "eventuais" correções? Aguardo a resposta de vocês nos comentários.

7 comentários:

macginity disse...

A falta de consideração da mídia com os outros esportes que não o futebol é bizarra. Inaceitável escrever uma matéria com um erro desse porte, passar dois meses e ninguém "mais entendido" dar uma lidinha pra falar que tá errado.
Ai eu fico com mais medo da mídia. Tudo bem que era uma matéria que não mudaria em nada a vida de alguém, mas quantas vezes textos sobre assuntos mais sérios não são publicados sem uma revisão digna?

Marcel disse...

Concordo plenamente com você em todas as afirmações, eles pecaram MUITO nas informações da matéria, faltou muito interesse de pesquisa mesmo

e quanto à Kournikova, eu SEMPRE achei a mesma coisa, todos sempre a subestimaram e minimizaram os seus feitos, ela foi uma tenista de respeito sim, acontece que na época dela havia outras tenistas muito mais brilhantes

George disse...

Bê, acho que a questão mais polêmica é sobre a Kournikova (as outras duas são absurdas).

Contemporânea de Hingis, Serena, Venus, Davenport, Mauresmo, Dementieva, Clijsters, Henin... (entre as que me lembro, sem pesquisar) e ela chegou às quartas e semis de vários grandes torneios.

Chegou ao topo sim: #8 aos 19 anos. Flávia Pennetta, por exemplo, foi festejada como a primeira italiana a atingir o top ten... aos 27 anos!

Anna se aposentou cedo, por contusão, e não teve a chance de obter melhores resultados em simples. Talvez a grande "culpa" de Kournikova tenha sido o surgimento de Sharapova, já que as duas são comparadas em tudo. Cobrança retroativa e injusta, né?

Bjs!

Anônimo disse...

aonde vc encontrou essa reportagem?

disse...

Revista Vogue, dezembro 2009.

disse...

Pessoal, mandei e-mail pra Vogue comentando sobre a infeliz matéria. Quando tiver uma resposta, publico pra vocês, ok?

Beijos!

Eduardo Oliveira disse...

É Bê..
uma pena isso mesmo..
espero mesmo que eles te deem uma boa resposta..
Agora eu fiquei com dó de Ana.. rsrsrsr coitadinha..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...